Propriedades Psicométricas da Versão Portuguesa do Conceptions Of The Nature Of Athletic Ability Questionnaire-2 (cnaaq-2): Estudo da Estrutura Fatorial e Validade de Construto

Por: Luís Manuel de Oliveira Durao.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.3 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Este artigo teve como objetivo numa amostra de 512 estudantes de Educação Física (EF) da comunidade escolar do Concelho de Sesimbra, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, investigar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do Conceptions of the Nature of Athletic AbilityQuestionnaire - 2, adaptado para contexto educativo, através do estudo de Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e de validade de construto, prevista pela Teoria dos Objetivos de Realização (Dweck, 2002; Roberts, & Balagué, 1991). Foram aplicados questionários para avaliar as percepções de sucesso nas aulas de EF (POSQvp) e as conceções acerca da natureza da capacidade atlética (CNAAQ- 2vp). Os resultados da AFC do modelo de medida, revelaram um ajustamento satisfatório do modelo constituído pelos dois fatores Conceção Incremental da Aptidão e Conceção de Entidadeda Aptidão. Os resultados da precisão das respostas aos itens mostraram, respectivamente coeficientes αCronbach de .75 e .74, revelando ser, um instrumento satisfatoriamente consistente para ser aplicado em contexto educativo. Os resultados da análise de relações causais do modelo estrutural teórico proposto, mostraram um ajustamento satisfatório do modelo aos dados empíricos, sendo congruentes com as nossas hipóteses. Finalmente, não encontramos evidência estatística de associação entre os dois construtos Incremental e Entidade.

Endereço: http://www.abrapesp.org.br/revista/v3n2/RBPE_12_102-116.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.