Proteção à Marca Versus Liberdade de Expressão? Discursos Emergentes a Partir dos Megaeventos Esportivos no Brasil

Por: , Juliana Vlastum e .

Esporte & Sociedade - v.6 - n.18 - 2011

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Resumo

Desde a escolha recente do Brasil como sede para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, algumas ações que repercutiram no universo acadêmico e na mídia especializada nos motivaram a melhor abordar a seguinte questão: como a busca por patrocinadores dos chamados megaeventos esportivos pode afetar os usos comerciais e não comerciais de termos e símbolos a eles relacionados? Para a abordagem dessa problemática, propomos uma pesquisa qualitativa baseada em discursos do marketing esportivo, documentos oficiais e nas legislações nacionais e internacionais sobre o tema. Como resultados, indicamos a linha tênue entre os interesses comerciais e a liberdade de expressão, que pode tanto inviabilizar a produção de megaeventos quanto restringir a utilização de símbolos e termos presentes na cultura esportiva internacional.
 

Endereço: http://www.uff.br/esportesociedade/index.html?ed=18,autor=1

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