Protocolos de Avaliação Aeróbia e Anaeróbia e Efeitos da Estimulação Transcraniana Por Corrente Contínua Sobre o Desempenho em Teste de Corrida de 3000 Metros

Por: Bibiano Madrid.

2016 25/02/2016

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho é composto por quatro artigos científicos com diferentes objetivos, conforme a seguir: 1) Verificar a reprodutibilidade do teste anaeróbio de Wingate. 2) Verificar a reprodutibilidade do protocolo de lactato mínimo com a indução a hiperlactatemia individualizada pela percepção subjetiva de esforço. 3) Verificar a eficiência do um novo protocolo submáximo de avaliação aeróbia, com cargas determinadas pela percepção subjetiva de esforço, denominado RPE-13, em identificar a intensidade de exercício associada ao máximo estado estável de lactato e lactato mínimo. 4) Verificar a influência da estimulação transcraniana por corrente contínua anódica sob o lobo temporal esquerdo sobre a variabilidade da frequência cardíaca e no desempenho em teste de corrida de 3000 metros. O estudo com Wingate teve uma amostra composta por 15 ciclistas que realizaram três testes de Wingate. O estudo com lactato mínimo teve uma amostra composta por 20 estudantes universitários fisicamente ativos que realizaram o teste duas vezes. No estudo com o protocolo RPE-13 a amostra foi formada por 11 adultos jovens fisicamente ativos que realizaram três testes, o RPE-13, lactato mínimo e máximo estado estável de lactato. Já no estudo com estimulação transcraniana por corrente contínua a amostra foi composta onze corredores recreacionais que cumpriram o teste de 3000 metros em duas condições, na condição com estimulação anódica e na condição Sham (placebo). Os testes de Wingate e lactato mínimo apresentaram boa reprodutibilidade. O teste RPE-13 se mostrou eficiente em identificar uma intensidade de exercício associada máximo estado estável de lactato e lactato mínimo. Por sua vez, a estimulação transcraniana por corrente contínua modificou a variabilidade da frequência cardíaca, aumentando a reserva cronotrópica e melhorando o desempenho do teste de corrida de 3000 metros em média em 10 segundos.

Endereço: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2043

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.