Proximidade a Espaços Públicos Abertos e Atividade Física de Adultos

Por: Adalberto Aparecido dos Santos Lopes, Alice Tatiane da Silva, Ciro Romelio Rodriguez Añez, Letícia Pechnicki dos Santos, Rafael Luciano de Mello e .

43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte Simpoce

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Espaços públicos abertos (EPA) são importantes estruturas do ambiente urbano que podem facilitar a prática de atividades físicas na comunidade. No entanto, são escassas as evidências de estudos realizados em cidades de médio porte. OBJETIVO: Testar a associação entre a proximidade da residência até os EPA com a atividade física e a utilização destes locais por adultos. MÉTODOS: Estudo observacional, transversal, conduzido no ano de 2019 com amostra representativa de 604 adultos atendidos em 15 Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais-PR. A proximidade até os EPA foi estimada com o Sistema de Informação Geográfica considerando a rede de ruas e categorizada em tercis (1o tercil: < 1.156 metros; 2o tercil: 1.156-2.161 metros; 3o tercil: ≥ 2.162 metros). A atividade física (AF) habitual foi avaliada com o módulo de lazer da versão longa do International Physical Activity Questionnaire; e utilizado o ponto de corte ≥150 minutos por semana de caminhada, AF de moderada à vigorosa intensidade (AFMV) e AF total para considerar os participantes como fisicamente ativos. A utilização dos EPA, nos últimos 12 meses, foi avaliada com resposta dicotômica. A associação entre as variáveis foi analisada com a regressão de Poisson multivariável (p<0,05). RESULTADOS: A proximidade a EPA não foi associada a nenhum dos desfechos de AF, mas apresentou associação inversa significante com a utilização dos locais (2o tercil = RP: 0,56; IC95%: 0,36-0,85 | 3o tercil = RP: 0,45; IC95%: 0,28-0,72). CONCLUSÃO: A proximidade a EPA não está associada a AF no lazer, mas a proximidade pode afetar positivamente a utilização destes locais.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.