Psicoeducação Baseada em Evidências no Esporte: Revisão Bibliográfica e Proposta de Intervenção Para Manejo Emocional

Por: Adriana Lacerda, Alberto Filgueiras, Leonardo Rosa Habib, Paulo Ribeiro e Raquel Melo.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.8 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A Psicologia do esporte é uma área de conhecimento que visa estudar e compreender técnicas que ajudem no desenvolvimento humano nas suas quatro esferas de atuação: iniciação, atividade física, reabilitação e alto rendimento. Focalizando nossa atenção no alto rendimento, o manejo das emoções parece constituir um dos pontos nevrálgicos na melhora da performance e do bem-estar do atleta. O conhecimento adquirido através da psicoeducação é fator fundamental para o empoderamento do desportista acerca das próprias emoções e de como usá-las a seu favor. Propomos nesse estudo bibliográfico levantar de maneira exploratória na literatura científica baseada em evidência como as intervenções de psicoeducação podem auxiliar o atleta de alto rendimento no desenvolvimento de habilidades de manejo eficaz das emoções que potencializem suas valências psicológicas voltadas para seu esporte.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/8847

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.