Resumo

OBJETIVO:Procurou  tornar  as  mudanças  cognitivas  de  atletas  de  futebol  mais  duradouras  através  do  estu-do  do  comportamento  racional-emotivo  da  seguinte  forma:  (a)  de  como  as  pessoas  desenvolvem  e  podemsuperar  suas  próprias  perturbações;  (b)  do  detectar  de  crenças  irracionais;  (c)  do  debater,  discriminando  edisputando crenças irracionais; (d) do mudar com novos efeitos ou teorias. O modelo terapêutico da TREC éativo, diretivo e, em grande parte, educacional (DiGIUSEPPE & WESSLER, 1980).MÉTODO:Foram aplicadosos Inventários de Crenças Irracionais, adaptados por Newmark et al. (1973) e outro, de Crenças Irracionais,adaptado por Hayslip et al. (1994); o Formulário de Autoajuda da Terapia Racional-Emotivo-Comportamen-tal, elaborado por Sichel e Ellis (1984), e a Escala de Crenças (JOHN M MALOUFF & NICOLA S. SCHUTTE,1986).RESULTADOS:Foram  utilizados  os  pressupostos  teóricos  da  Terapia  Racional-Emotivo-Comporta-mental (TREC), desenvolvida, em 1955, por Albert Ellis. Baseia-se no método de tratamento dos distúrbiosemocionais (chamado de ABC) e seguiu o modelo educacional de aprendizagem cognitiva. Verificamos a rela-ção das crenças com à auto aceitação incondicional (AAI) influenciavam na prática desportiva, limitando-a e/ou expandindo-a no desempenho dos atletas.CONCLUSÃO:A análise destas informações ofereceu subsídiospara a formulação de políticas públicas voltadas para a socialização dos jovens, através de práticas desportivase de lazer competentes. Analisamos as crenças disfuncionais de adolescentes participantes do Projeto Univer-sidade Campeã da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas -UFAM em relação à prática desportiva do futebol, levando em conta aspectos de auto aceitação incondicional.

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