Resumo

INTRODUÇÃO: Os Esportes na Natureza envolvem locais inóspitos, imprevisibilidade, riscos do meio natural e variadas emoções. Para tentar compreender os aspectos psicológicos envolvidos nessas atividades, a pesquisa desenvolveu um levantamento dos estudos com foco nessas práticas.
OBJETIVO: Identificar os artigos nacionais publicados na área da Psicologia do Esporte que apresentaram os Esportes na Natureza como tema central.
MÉTODOS: Aplicou-se o método de revisão Integrativa, com 6 etapas: 1- Identificação do tema (relação da Psicologia com Esportes na Natureza), escolha das bases de dados (Scielo, Lilacs), com descritores identificados; 2 - Critérios de inclusão e exclusão; 3 - Identificação dos estudos selecionados (640 encontrados, 12 selecionados); 4 - Categorização dos estudos; 5 - Análise dos resultados; 6 - Apresentação da revisão.
RESULTADOS: No total foram encontrados 640 trabalhos dentre os quais foram selecionados 12 artigos que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão. A partir da leitura na íntegra foi realizada a discussão sobre os temas abordados e a identificação de lacunas, novas questões para investigações e as possibilidades dos profissionais de Educação Física e da Psicologia do Esporte no contexto dos Esportes na Natureza.
CONCLUSÃO: Diversos aspectos psicológicos estão envolvidos na área dos Esportes na Natureza, como escolha pela modalidade, prática segura, aproveitamento dos benefícios desses esportes e até mesmo formação e atuação de instrutores. A partir dos levantamentos abordados, foi possível encontrar a produção científica em temas como estados de humor; motivação, aderência e adesão; estado de fluxo; concentração; autoconhecimento; comportamentos; autoconfiança e autoeficácia, assim como permitiu vislumbrar o profissional de Educação Física como mediador dessas práticas em meio a natureza e como possível promotor de uma vida mais positiva, fator contrastante à escassez da produção científica nessa área no cenário brasileiro.

Acessar