Psicomovimentar-se - Um Projeto do Programa de Atividade Física Adaptada
Por Agnes Vasconcelos Arreguy (Autor), Dallila Tâmara Benfica (Autor), Eveline Torres Pereira (Autor), Paulo César Cabral dos Santos (Autor), Thaynara Rodrigues da Silva (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Este resumo objetiva descrever o Projeto Psicomovimentar-se desenvolvido no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP), situado no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais.
Métodos e resultados:
No referido Projeto são realizadas atividades que visam auxiliar os atendidos a desenvolverem-se melhor através de aulas programadas com fundamentos da Psicomotricidade. Fundado em 2008, o Psicomovimentar-se atende indivíduos com qualquer deficiência ou déficit no desenvolvimento psicomotor. Hoje faz parte do Programa de Atividade Física Adaptada (PROAFA) e apresenta um quadro de atendidos com aproximadamente 40 pessoas, entre crianças e adultos de 5 a 30 anos. Este trabalho conta com uma equipe multidisciplinar compostas por alunos e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, entre outras, orientados pela Prof. Dra. Eveline Torres Pereira. Além das aulas semanais, de 50 minutos, individuais ou em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos, também são produzidas pesquisas a nível de iniciação científica e mestrado. Estas são resultados de análises das respostas relacionadas aos alunos e pais envolvidos no processo de intervenção.
Conclusão:
Através das pesquisas desenvolvidas a partir da análise de resultados das intervenções realizadas no LEP, conclui-se que o Projeto vem apresentando resultados positivos relacionados à melhora do desenvolvimento psicomotor dos alunos e suas respostas aos estímulos externos que recebem em seu cotidiano. Pois, na maioria das pesquisas observase ganhos no desenvolvimento dos fundamentos trabalhados, o que interfere positivamente nas tarefas que estes indivíduos realizam em seu dia a dia, como andar de ônibus, caminhar, pegar objetos, entre outras.