Resumo

Objetivo:
Este resumo objetiva descrever o Projeto Psicomovimentar-se desenvolvido no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP), situado no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais.

Métodos e resultados:
No referido Projeto são realizadas atividades que visam auxiliar os atendidos a desenvolverem-se melhor através de aulas programadas com fundamentos da Psicomotricidade. Fundado em 2008, o Psicomovimentar-se atende indivíduos com qualquer deficiência ou déficit no desenvolvimento psicomotor. Hoje faz parte do Programa de Atividade Física Adaptada (PROAFA) e apresenta um quadro de atendidos com aproximadamente 40 pessoas, entre crianças e adultos de 5 a 30 anos. Este trabalho conta com uma equipe multidisciplinar compostas por alunos e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, entre outras, orientados pela Prof. Dra. Eveline Torres Pereira. Além das aulas semanais, de 50 minutos, individuais ou em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos, também são produzidas pesquisas a nível de iniciação científica e mestrado. Estas são resultados de análises das respostas relacionadas aos alunos e pais envolvidos no processo de intervenção.

Conclusão:
Através das pesquisas desenvolvidas a partir da análise de resultados das intervenções realizadas no LEP, conclui-se que o Projeto vem apresentando resultados positivos relacionados à melhora do desenvolvimento psicomotor dos alunos e suas respostas aos estímulos externos que recebem em seu cotidiano. Pois, na maioria das pesquisas observase ganhos no desenvolvimento dos fundamentos trabalhados, o que interfere positivamente nas tarefas que estes indivíduos realizam em seu dia a dia, como andar de ônibus, caminhar, pegar objetos, entre outras.