Publicações Científicas Eletrônicas na Internet: Modelos, Padrões e Tendências

Por: Marcelo Sabbatini.

2000

Send to Kindle


Resumo

O trabalho consiste de uma extensa revisão do estado da arte no campo das publicações científicas eletrônicas na Internet, abordando os aspectos históricos, técnicos, sociais e econômicos que estariam envolvidos na transição de um modelo de publicação acadêmica baseado no papel para um modelo eletrônico e as correspondentes implicações para a comunidade acadêmica. Também são analisadas as tendências em termos de modelos editoriais e econômicos, mecanismos de certificação de qualidade e de revisão por pares, manutenção da legitimidade acadêmica, sistemas de citação, indexação e armazenamento e de interação com bibliotecas digitais e a questão da preservação dos materiais digitais.

As principais barreiras operando na adoção de um sistema de publicação eletrônico são discutidas sob a ótica da sociologia da ciência e da filosofia da tecnologia, chegando-se a conclusão de que atualmente vive-se um momento de transição, onde os dois modelos se complementam. Também são analisados possíveis novos modelos de publicação, com a criação de um continuum dentro do espaço informacional gerado pela Internet, caracterizado pela fusão dos vários substratos da comunicação científica: a aproximação dos canais formais e informais de comunicação, gerando um novo modo de discurso; a indistinção entre os mecanismos de recuperação à informação propriamente dita e a integração da disseminação e da divulgação científicas em um novo produto de comunicação. Finalmente, são propostas algumas linhas de ação a serem adotadas no Brasil e possíveis linhas de pesquisa futura na área.

Endereço: http://www.sabbatini.com/marcelo/artigos/epub-resumo.htm

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.