Quais Ações Técnico-táticas Realizadas Durante as Partidas de Futsal Podem Discriminar o Resultado de Vitória ou Derrota?

Por: Ademir Felipe Schultz Arruda, Bernardo Miloski, Camila Gobo de Freitas, João Pedro Pinho e Pablo Rebouças Marcelino.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.28 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar se as ações técnico-táticas específicas do futsal são capazes de discriminar o resultado de partidas de uma equipe de alto rendimento. Foram analisadas 40 partidas de uma equipe de futsal durante dois anos de disputa da Liga Nacional. Considerou-se os resultados de vitória ou derrota. Durante cada partida, foram analisados o número total das seguintes ações técnico-táticas: Desarmes Realizados, Desarmes Sofridos, Total de Finalizações Realizadas, Total de Finalizações Sofridas, Finalizações Certas Realizadas, Finalizações Certas Sofridas, Passes Incompletos Realizados e Passes Incompletos do Adversário; bem como os índices de coeficiente para cada ação técnico-tática, a partir da razão entre ação realizada e sofrida. Foi realizada uma Análise Discriminante a partir do método de estimação simultânea. Apenas as variáveis Desarmes Realizados, Desarmes Sofridos e Coeficiente de Desarme apresentaram cargas discriminantes acima de 0,40, indicando que as mesmas poderiam discriminar o resultado de vitória e derrota em partidas de futsal. Pode-se concluir que a eficiência em relação ao número de Desarmes Realizados e de Desarmes Sofridos pode ser considerada um fator importante para alcançar o resultado de vitória em partidas de futsal de alto rendimento. Este estudo apontou que o sistema defensivo da equipe de futsal analisada, tanto no que se refere à organização tática quanto no tocante à técnica adequada para realização do desarme se apresentou como um fator discriminante do resultado da partida. Além disso, o sistema ofensivo também parece ser importante no sentido de prover uma melhor organização de ataque enquanto diminui a possibilidade de sofrer desarmes.

PALAVRAS-CHAVE: Análise de desempenho; Esporte coletivo; Esporte de alto rendimento; Desempenho esportivo; Futsal.

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/84063/86896

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.