Quais os Fatores Estão Relacionados Ao Recomendado de Atividade Física e Ao Adequado Tempo Sedentário em Pacientes com Dor Lombar Crônica? 

Por: Tatiana Machado de Mattos Damato.

19 páginas. 2018 30/07/2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A atividade física insuficiente e o tempo sedentário desempenham um papel importante nos desfechos clínicos de pacientes com dor lombar crônica. Os objetivos deste estudo foram identificar e compreender quais fatores estão associados a esses comportamentos para orientar o desenvolvimento de intervenções destinadas a promover um estilo de vida ativo nessa população. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, incluindo 171 pacientes com dor lombar crônica. Avaliadores treinados coletaram informações sobre dados demográficos, antropométricos e clínicos. Os níveis de atividade física foram medidos subjetivamente através de questionário e objetivamente por um acelerômetro tri-axial, este dispositivo também mensurou o tempo sedentário. Os pacientes foram classificados como fisicamente ativos se atendessem ao mínimo recomendado de 150 minutos de atividade física moderada por semana e sedentários se passassem mais de 8 horas em atividades sedentárias. Análises de regressão logística multivariada foram usadas para identificar quais fatores estavam relacionados a ambos os comportamentos não saudáveis. Resultados: Os resultados mostraram uma associação significativa entre menor índice de massa corporal (OR = 0.91; [95% IC: 0.85 - 0.98]) e maiores níveis de tempo de lazer/locomoção (OR = 3.46; [95% IC: 1.94 - 6.15]) com ser suficientemente ativo fisicamente. Além disso, identificamos uma associação significativa entre o menor nível de atividade física no trabalho (OR = 0.56; [95% IC: 0.39 - 0.81]) com comportamento sedentário. Conclusão: O presente estudo mostrou que os domínios de atividade física subjetivos, como lazer/locomoção e trabalho, foram relacionados a serem fisicamente ativos e sedentários em pacientes com dor lombar crônica.

Endereço: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154953

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.