Qualidade das Aulas de Educação Física Escolar na Percepção dos Alunos do Ensino Médio

Por: C. C. D. A. Pereira, J. M. B. Sbrissa, J. P. F. Souza e P. Guimarães.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física escolar é uma área que contempla múltiplos conhecimentos, reconhecidos como manifestações corporais do movimento. Especialmente no Ensino Médio, pretende contribuir com o reforço da educação e a autonomia de adolescentes e jovens, em um momento de consolidação dos conhecimentos adquiridos durante os anos escolares, aprofundamentos para que estejam preparados para o exercício crítico e para a cidadania plena. Considera-se que a estrutura física, qualidade e quantidade de materiais, frequência das aulas e respeito didático-pedagógico do professor, sejam relevantes para alcançar os alvos propostos neste nível de ensino. O objetivo desse estudo foi descrever a qualidade das aulas de Educação Física escolar na percepção de alunos do Ensino Médio. Foi realizado um estudo descritivo transversal, com 71 (setenta e um) alunos do Ensino Médio, 27 (38%) do 1º ano, 25 (35,3%) do 2º ano (35,3%) e 19 ( 26,7%) do 3º ano, sendo 18 homens (25,4%) e 53 mulheres (74,6%), de uma escola estadual do município de Itu -São Paulo. A coleta de dados foi realizada uma única vez, por meio de um questionário semiestruturado, composto por 5 (cinco) questões fechadas, elaborado pelos pesquisadores. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva. Os dados foram descritos por meio da contagem das respostas (N) e do cálculo das proporções (%). Tópicos sobre qualidade da estrutura física (34,0%), qualidade e quantidade de materiais (36,8%), diversificação dos conteúdos (35,2%) e motivação para as aulas (29,7%) foram classificados como regular. O item frequência das aulas foi identificado como bom (32,3%). Conclui-se que a qualidade das aulas de Educação física na percepção da maioria dos alunos foi regular. Para tanto, sugere-se novos estudos que intervenham sobre os itens citados e avaliem a percepção de toda a comunidade escolar sobre a qualidade das aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.