Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência: Revisão Sistemática no âmbito de Trabalhos Brasileiros Publicados em Bases de Dados

Por: Daniela Bitencourt Santos, Marta Gràcia Garcia e Patrícia Carla de Souza Della Barba.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.9 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Identificar as abordagens dadas aos estudos sobre qualidade de vida das pessoas com deficiência (PCDs) no âmbito dos trabalhos brasileiros publicados nas bases Scielo, LILACS, MEDLINE e Banco de Teses da CAPES, no período 2000 a 2014.MÉTODOS: Após definir o objetivo do trabalho e selecionar os critérios de inclusão e exclusão começa-se a determinar os descritores, palavras-chaves, para fazer a busca. Os estudos encontrados a partir dos descritores foram pré-selecionados por meio da leitura dos títulos e resumos, com base na qualidade de vida da população com deficiência, independentemente de quais fossem os sujeitos da pesquisa. Recorreu-se à leitura dos artigos na íntegra, quando o resumo não trazia informações suficientes, para definir a possível inclusão ou exclusão do mesmo. Após a seleção dos estudos incluídos, procedeu-se à análise de conteúdo a partir de categorias de análises preestabelecidas.RESULTADOS: Dos 37 trabalhos selecionados predomina a abordagem quantitativa em 25 trabalhos. Nos anos 2011, com 14 trabalhos, e 2012, com 12 trabalhos, foram os que encontraram mais publicações e os trabalhos abordam diferentes deficiências, utilizando diferentes sujeitos e diferentes âmbitos. O World Health Organization Quality of Life – Bref (WHOQOL-Bref) foi o instrumento mais utilizado nos estudos 19 trabalhos, para a avaliação da qualidade de vida.CONCLUSÕES: A preocupação dos estudos é centrada no indivíduo, não focando o entorno e, consequentemente, em que tipos de adaptações são necessários realizar para que as famílias de PCDs possam ter melhorada sua qualidade de vida.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/4655

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.