Qualidade de Vida de Crianças com Pé Torto Congênito e a Técnica de Ponseti

Por: Gessianne Claudina Leite Pinheiro, Milena Nunes Alves de Sousa, Ravelly Maia Cunha, Vanessa Passos Brustein e Waerson José de Souza,.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.11 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Analisar a contribuição da técnica de Ponseti para a qualidade de vida de crianças portadoras do pé torto congênito.

MÉTODOS: A elaboração do trabalho foi realizada através de uma revisão sistemática da literatura, utilizando-se como descritores em Ciência da Saúde (DeCS) (português): pé torto congênito, qualidade de vida, técnica de Ponseti; e os medical subject headings (MeSH) (inglês): congenital biceps foot, quality of life e Ponseti technique. Foram selecionados artigos nas bases de dados: Public Medicine (Pubmed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os artigos selecionados foram analisados quanto ao título, ao ano, à formação e ao tema principal. A pesquisa compreendeu artigos publicados entre 2013 e abril de 2018. Foram identificados 110 artigos, dos quais foram selecionados 30 artigos que se encaixaram nos critérios de inclusão.

RESULTADOS: A partir dos estudos analisados, observou-se que 83,3% destes apontaram eficácia elevada no tratamento do pé torto congênito de crianças por meio da técnica de Ponseti associada a uma melhora na qualidade de vida.

CONCLUSÕES: A técnica de Ponseti é altamente eficaz para correção da deformidade e propicia melhoria da qualidade de vida das crianças que são portadoras da patologia.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/8440

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.