Qualidade de Vida de Idosos Diabéticos Tipo 2 e Não Diabéticos

Por: Anna Carolina Daltro Pereira, Juari José Regis, Maria Cristina Alves de Souza e Thiago Neves.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.10 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida de idosos diabéticos mellitus tipo II e não diabéticos frequentadores de um grupo da terceira idade da cidade de Diamantino, Mato Grosso, Brasil.

MÉTODOS: A presente pesquisa, de caráter transversal, foi realizada com participantes do Grupo Viver Legal, que conta com 419 idosos cadastrados, do quais 130 são frequentadores assíduos. A amostra compreendeu 94 idosos com 60 anos ou mais. Foram coletadas informações sociais, econômicas e dos hábitos de vida e aplicado o Mini Exame do Estado Mental e a versão portuguesa do SF-36 que avalia a qualidade de vida. Utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para avaliar a normalidade dos dados. Foi aplicado o teste de Mann-Whitney para comparação das médias dos domínios do SF-36 entre os grupos sem diabetes e com diabetes.

RESULTADOS: Constatou-se prevalência de idosos com diabetes em 19,1% da amostra. Os diabéticos não possuíam um índice de massa corporal (IMC) elevado (26,91±4,32) comparados com os idosos sem diabetes (27,47±5,04). A maioria dos idosos teve baixa escolaridade e renda, além de praticarem exercícios físicos. Mesmo não encontrando diferença estatisticamente (p>0,05), os idosos com diabetes tiveram escores de qualidade de vida maiores (SF-36 Total=67,4±14,9) na maioria dos domínios comparados aos sem diabetes (SF-36 Total=66,4±16,6), com exceção nos domínios estado geral de saúde, aspectos sociais e saúde mental.

CONCLUSÕES: Os idosos diabéticos apresentaram maiores valores nos domínios da qualidade de vida do que os idosos não diabéticos.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/8125

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.