Qualidade de Vida de Mulheres com Doença Falciforme Atendidas em Um Hospital Terciário no Recife, Brasil

Por: Ariani Impieri Souza, Evelyne Nascimento Pedrosa, Marcelo da Motta Wanderley, Maria Suely Medeiros Correa, Moranna Ribeiro Agra Alexandre, Pedro Henrique dos Santos Soares e Rodolfo do Vale Morais Melo.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.11 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida (QV) de mulheres com doença falciforme (DF) atendidas em um hospital terciário no Recife, Brasil.

MÉTODOS: Estudo de corte transversal, com 60 mulheres, de 18 a 44 anos, sendo 30 mulheres com DF e 30 sem DF, pareadas por idade e acompanhadas no ambulatório de ginecologia do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Recife, Brasil. Foi aplicado um questionário para caracterização sociodemográfica e outro para avaliar a QV, o WHOQOL-Bref. As médias dos escores de QV dos dois grupos com e sem DF foram comparadas pelo teste t de Student, adotando nível de significância de 5%.

RESULTADOS: A mediana da idade das mulheres foi de 28,5 anos (IIQ=25-35) para o grupo com DF e de 29 anos (IIQ=24-36) para o grupo sem DF. Não houve diferença entre as características sociodemográficas nos dois grupos, exceto para a variável renda (p=0,002). Houve predominância da raça negra no grupo de mulheres com DF, sem diferença estatística entre os grupos (p=0,198). A ocorrência de eventos clínicos relacionados com a DF foi relatada por 90% das mulheres. Em relação à avaliação da QV, os escores dos domínios físico, psicológico e meio ambiente foram mais altos no grupo de mulheres sem DF, embora apenas o domínio físico tenha mostrado diferença estatística entre os grupos (p=0,023).

CONCLUSÕES: A DF parece interferir na QV das mulheres, principalmente em relação aos aspectos físicos.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/10156

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.