Qualidade de Vida de Pessoas com Deficiência Visual Não Praticantes de Atividade Física

Por: Darlinne da Silva Tavares, Enoly C. Frazão da Silva, Kamila P. dos Santos, Leila M. Azevedo Nunes e Lionela da Silva Corrêa.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A deficiência visual é uma limitação que pode anular ou reduzir a capacidade de ver, abrangendo vários graus de acuidade visual, o que permite diversas classificações da redução de visão (Freitas; Cidade 1997 apud Lima; Gorgatti e Dutra, 2010, p. 41). Conforme a Organização Mundial da Saúde, a qualidade de vida é “a percepção do individuo de sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e percepções” (Bittencourt; Hoehne, 2006). A prática de atividade física tem um papel importante para pessoas com Deficiência Visual, pois a maiorias das pessoas com DV apresentam dificuldades ao desenvolver alguma atividade como equilíbrio, coordenação e a orientação espacial, poucas são as oportunidades oferecidas a essas pessoas em programa de atividade física, o objetivo foi analisar a qualidade de vida de pessoas com Deficiência Visuais não praticantes de atividade física que trabalham na Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (ADVAM) em base na percepção do individuo. Em relação aos resultados foi possível avaliar a qualidade de vida dos sujeitos com DV, nos domínios físicos, psicológico, relações sociais, meio ambientes e a qualidade de vida por meio dos valores, mínimo, médio e máximo. Aos valores mínimos, os domínios meio ambiente e psicológico apresentaram os índices mais baixos, enquanto nos valores máximos e médios, o domínio físico e relações sociais se sobressaíram. Pode-se observar que o domínio Relação Social foi avaliado de forma mais positiva quando comparado aos outros domínios.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.