Resumo

Introdução: O profissional de educação física (PEF) exerce diversas ações voltadas à sociedade dentre elas educação e saúde, em vários locais como escolas, academias, clínicas dentre outros, com o intuito de contribuir para a qualidade de vida (QV) das pessoas. Neste sentido foi levantada a questão: Como é a QV do profissional de educação física de Cuiabá-MT? Objetivo: Buscamos através deste trabalho compreender a QV dos professores de educação física da rede pública do município de Cuiabá-MT. Materiais e Métodos: Para quantificar a amostra foi verificado juntamente a Secretária Municipal de Educação de Cuiabá-MT o número de 318 PEF ativos em diversas regiões da capital, optamos pelo critério de porcentagem amostral atingindo 10% da amostra onde se obtém uma margem de erro de 10% para mais ou para menos das informações apresentadas perfazendo uma amostra de 41 entrevistados. Foi aplicado um questionário socioeconômico e a Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida SF-36 com base em oito pilares que avaliam a QV. Os dados numéricos foram analisados através da estatística descritiva de média e desvio padrão, mínimo e máximo. Resultados: Dos 41 PEF que constituíram a amostra, 22 (53,7%) eram do sexo feminino e 19 (46,3%) do sexo masculino, com média de idade de 32,6 ± 6,61 anos, tinham um peso médio de 73,5 ± 12,5 quilogramas e estatura de 1,68 ± 6,9 metros, com índice de massa corporal médio de 25,9 ± 3,1 kg/m². Em relação ao estado civil, 20 (48,8%) solteiros, a maioria, seguidos de 16 (39,0%) casados, 3 (7,3%) divorciados e 2 (4,9%) viúvos. De modo geral, pode-se observar que o valor inferior a 70 pontos foi encontrado no escore total do SF36, e que a QV não pode ser avaliada de maneira positiva para a categoria de professores estudada. O domínio que apresentou menor escore foi vitalidade (52,93 ± 21,97) e os com maiores escores foram capacidade funcional (80,61 ± 15,90), aspectos físicos (65,85 ± 39,83) e dor (65,68 ± 19,77). Na Tabela 1 ainda estão descritos os valores mínimos, os valores máximos e os desvios-padrão para cada domínio.
Conclusão: De forma geral foi observado que a QV dos professores não está adequada, todos os domínios investigados pelo SF-36 encontram-se prejudicados, destacando- se a vitalidade e aspectos emocionais as quais apresentaram menor escore. Fica clara a necessidade de realização de intervenções com tal população, tanto em nível de políticas públicas que visem o desenvolvimento de um trabalho docente adequado como também de promoção da QV destes profissionais, minimizando problemas de saúde física e mental o que irá contribuir para um melhor desempenho em ensinar.

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