Resumo

A qualidade de vida é um tema complexo e abrangente, contemplando parâmetros individuais e socioambientais. Fatores relacionados à profissão docente afetam na percepção de bem-estar. Conforme o exposto, o objetivo desta investigação foi analisar a qualidade de vida no trabalho docente (QVTD) de professores de Educação Física escolar de Santarém/PA. Foram pesquisados 16 professores do ensino fundamental, sendo seis mulheres e 10 homens, com idades entre 22 e 32 anos. Para a coleta de dados, foi aplicado um instrumento elaborado com base nos desfechos de perfil da amostra e de QVTD. Aplicou-se a estatística descritiva na análise dos dados. Foram verificados maiores percentuais de indecisão/satisfação (50%/37,5%) na avaliação global da QVTD. Prevaleceram níveis de insatisfação/indecisão nos quesitos Remuneração e Condições de trabalho (68,8%/25% e 43,8%/37,4%, respectivamente). Mostram-se mais satisfeitos aqueles que atuam na docência por volta de cinco a nove anos. Os dados apontam, corroborando os de outras investigações, a necessidade de serem implementadas ações nos âmbitos macro e micro-organizacionais do trabalho voltadas ao estado de saúde e ao bem estar do trabalhador docente.

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