Qualidade de Vida no Trabalho (qvt) de Professores do Ensino Técnico e Profissionalizante: o Caso de Irati-pr

Por: Alana Alessi, Arnoldo Skubisz Neto, Erivelton Fontana de Laat, Franciele Langaro Ramos, Jorge William Pedroso Silveira e Marcela de Moraes.

Cinergis - v.17 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Com o avanço tecnológico no ambiente de trabalho, as atenções se voltaram para a necessidade da evolução concomitante e constante da mão de obra sem lembrar que estes são seres humanos e enquanto indivíduos biopsicossociais tendem a ter necessidades e anseios, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Objetivo: avaliar a qualidade de vida no trabalho percebida pelos professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus de Irati. Método: o estudo trata-se de uma análise descritivo onde se utilizou o questionário proposto por Walton, baseado nas proposições de Limongi-França, com 37 questões fechadas do tipo Likert, composto por variáveis de um a cinco, na seguinte distribuição: Discorda Totalmente, Discorda Parcialmente, Indiferente, Concorda Parcialmente, Concorda Totalmente em 11 professores representando 33% do plantel total da instituição; sendo nove homens e duas mulheres, com média de idade de 32,9±2,3 anos; analisadas posteriormente por médias. Resultados: os dados encontrados apontaram para um déficit geral nas condições da QVT, onde os itens que apresentaram maior aproveitamento foram os relacionados ao uso das capacidades dos professores e à visibilidade da instituição perante a sociedade. Em contrapartida fatores que apontam a manutenção dos bons profissionais como remuneração, integração e a relação entre trabalho e vida social obtiveram os menores índices, apontando para um problema organizacional que pode interferir no crescimento da instituição decorrente da pouca aspiração de crescimento individual e coletivos por parte dos professores. Considerações finais: faz-se necessária uma investigação aprofundada de práticas voltadas ao desenvolvimento de ações que possibilitem uma melhoria na gestão de pessoas, com foco nas questões organizacionais, visando melhoria na qualidade de vida geral e laboral dos mesmos.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8059

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.