Qualidade de Vida Relacionada à Saúde: Comparação Entre Pacientes Submetidos à Hemodiálise e Voluntários Saudáveis

Por: Ivan Silveira de Avelar, Maria Sebastiana Silva, Neidiane Rosa Trindade, Sara Rosa de Sousa Andrade e Viviane Soares.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.9 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Comparar a percepção relacionada à qualidade de vida entre pacientes submetidos à hemodiálise e voluntários saudáveis.MÉTODOS: Trata-se de um estudo caracterizado como transversal. A qualidade de vida foi avaliada pelo questionário Kidney of Disease Quality of Life-Short Form. O estudo foi realizado com pacientes (n=35) de um centro de diálise da cidade de Goiânia-GO (Brasil) e voluntários de uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (n=34) entre janeiro e março de 2013. A análise estatística foi descritiva, associativa, comparativa, consistência interna e regressão linear múltipla.RESULTADOS: Os sintomas da doença, sobrecarga da doença e função sexual tiveram o coeficiente Cronbach α superiores a 0.70. A regressão múltipla mostrou associação da idade com declínio da qualidade de vida dos pacientes.CONCLUSÕES: Os pacientes em hemodiálise tiveram redução dos aspectos relacionados à qualidade de vida quando comparados com sujeitos saudáveis nas dimensões físicas e emocionais. Além disso, a idade foi a única variável que influenciou a qualidade de vidas nestes pacientes.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/5573

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.