Qualidade de Vida Relacionada ? Saúde de Escolares do Ensino Fundamental de Campo Bom, Rs

Por: Daisiane Mendes, Daniela Müller de Quevedo e João Carlos Jaccottet Piccoli.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.22 - n.4 - 2014

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Resumo

O objetivo deste estudo descritivo, de corte transversal, foi avaliar o nível de qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Bom, RS. A amostra foi composta por 63 adolescentes, de 14 anos de idade, de ambos os sexos, selecionados de forma por conveniência. Utilizou-se o Kidscreen-52, instrumento transcultural europeu, instrumento genérico que pode ser usado para monitorar, avaliar e medir a saúde subjetiva relacionada à qualidade de vida para crianças e adolescentes, através de dez dimensões: atividades físicas e saúde, sentimentos, humor em geral, sobre você mesmo, tempo livre, família e vida em casa, assuntos de dinheiro, amigos, escola e aprendizagem e bullying. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e utilizou-se o teste “t” para se comparar as médias entre os sexos por dimensão do Kidscreen(? = 0,05). Os resultados apontaram que os meninos apresentaram melhor percepção da QVRS nos domínios: Sentimentos, com pontuação de 84,8 pontos (p?0,01); Tempo livre, 80,6 pontos(p?0,05) e Família e vida em casa, com pontuação de 82,1(p?0,01). As meninas apresentaram melhor percepção da QVRS nos domínios: Humor em geral com 56,7 pontos(p?0,01) e Bullying, 77,1 pontos(p?0,01). Nos demais domínios não houve diferença significativa entre os sexos. Foi, então, concluído que os adolescentes pesquisados possuem boa percepção da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) e que meninos apresentaram melhor percepção da Qualidade de vida relacionada à saúde na maioria dos domínios em relação às meninas.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4902

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