Resumo

Na última década de nosso século enfrentamos uma
mudança surpreendente, incerta e brusca no cenário
político que tem regido os intercâmbios internacionais
durante a segunda metade do século.XIX; quando os
sinais de aberta confrontação parecem diminuir ante a
força do diálogo e da busca de um consenso, cabe esperar
uma orientação da política e da economia mais inclinada à
satisfação das necessidades sociais. Ao mesmo tempo que
a abertura política demanda novos comportamentos, as
exigências do desenvolvimento econômico e suas
conseqüências sociais traçam claramente novos rumos a
uma intervenção individual e coletiva dos cidadãos, ante
um processo de troca vertiginosa e imprescindível. Diante
de tal panorama, a qualidade do ensino na formação do
cidadão está se convertendo em um problema público de
primeira ordem. Nem a preparação científico-técnica,
nem, em particular a formação cultural e humana, nem ao
menos a esperada função compensatória da escola têm
alcançado, em alguma parte, o nível de satisfação
prometido e cada dia exigido com maior urgência.
O livro branco sobre a "Reforma do Sistema
Educativo na Espanha" é o fiel reflexo desta crescente
preocupação pela qualidade do ensino que requer o
cidadão do próximo milênio. De meu ponto de vista, a
qualidade do ensino se assenta em dois pilares
fundamentais: a organização do sistema educativo, com
especial atenção à configuração dos centros educativos e
ao desenvolvimento profissional docente. Neste trabalho
quero deter-me neste último aspecto para tentar desvelar
as completas e significativas relações que se estabelecem
entre os modelos de desenvolvimento profissional do
professor e a forma de entender a qualidade do ensino.

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