Qualidade de Sono e Suas Associações com a Prática de Exercícios Físicos no Lazer e o Excesso de Peso Entre Servidores Públicos.

Por: Diego Giulliano Destro Christofaro, Everton Alex Carvalho Zanuto e Rômulo Araújo Fernandes.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.16 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a associação entre qualidade do sono, prática de exercícios físicos no lazer e obesidade entre servidores públicos de uma universidade. A amostra foi composta por 92 adultos de ambos os sexos. Qualidade do sono e atividade física foram coletadas por meio de questionário. O excesso de peso/obesidade foi diagnosticado pelo índice de massa corporal, o qual foi calculado com valores de peso e estatura relatados pelos avaliados. A prevalência de pessoas com sono alterado foi de 53,84%. Houve associação entre obesidade (OR= 7,22 [ORIC95%: 1,65-31,5]) e pior qualidade do sono, bem como, prática de atividade física e melhor qualidade do sono (OR= 0,19 [ORIC95%: 0,04-0,95]), independente de outros fatores de confusão. Concluiu-se que há alta ocorrência de distúrbios do sono, a qual foi associada de maneira independente com a prática de exercícios físicos e a obesidade.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2014v16n1p27

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.