Resumo

Objetivo- O propósito do presente trabalho foi conhecer a Qualidade de Vida de uma amostra de estudantes de Educação Física, caracterizá-Ia do ponto de vista sóciodemográfico bem como compará-Ia à uma amostra controle. Material, participantes e método-. Foi realizado um estudo descritivo no qual participaram 178 alunos (46,5%) de ambos os sexos, na faixa etária de 19 a 50 anos, dos 4 anos do curso, dos períodos diurno e noturno que compõe o corpo discente total (N=383) da ESEFJ, Jundiaí, SP. Procedeu-se a aplicação dos questionários: WHOQOL - 100 e o de caracterização sócio-demográfica Resultados. Os dados foram avaliados através de comparações de média utilizando-se o teste t de Student para as variáveis sócio-demográficas quantitativas e Qui-quadrado para as qualitativas. Essas variáveis foram: idade, sexo, estado civil, trabalhar ou não, qual a área de trabalho, período que cursa a escola, tempo de locomoção e meio de locomoção, ano que cursa e como paga a faculdade, e os 6 domínios (fisico, psicológico, independência, relações sociais, ambiente e espiritualidade) que compõe a QV. Realizou-se também comparações intra-grupo e com o grupo-controle (FLECK, 1999)., Da ACM emergiram 4 '1ipos" diferentes de alunos que quando comparados com a média geral amostra permitiu classificar a QV em 3 níveis: alta, média e baixa. Conclusões- Os resultados mostraram que trabalhar, em especial em Educação Física, assim como ter mais anos de escolaridade, idade mâís elevada, ser casado, apresentar tempo de locomoção mais curto para ir a faculdade, pagar a faculdade com recursos próprios, ter carro e estudar no período noturno são variáveis significativamente importantes para alta QV nesta amostra.. Em contrapartida, estudar no período diurno, ser do sexo feminino, ter idade entre 19 e 26 anos, depender de condução coletiva e demorar mais de 45' para vir a faculdade, são variáveis que nesta amostra, de~crevem a pior QY 

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