Qualidade de Vida do Trabalhador Docente em Educação Física de Diferentes Regiões do Estado do Paraná, Brasil

Por: Christi Noriko Sonoo, Hudson de Resende Moreira, e .

Revista da Educação Física - UEM - v.22 - n.2 - 2011

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Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os parâmetros socioambiental (qualidade de vida no trabalho - QVT) e individual (estilo de vida - EV) da qualidade de vida do trabalhador docente em Educação Física da rede pública estadual de ensino do Paraná, considerando o endereço social (regiões domiciliares). Participaram do estudo 654 professores, sendo 355 mulheres e 299 homens. Os instrumentos de coleta dos dados foram um questionário sociodemográfico, o QVT-PEF e o PEVI. Na análise estatística utilizou-se os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial. As evidências confirmam que a maioria dos professores está satisfeita com a QVT, sendo que os professores das regiões centro/sul, oeste e norte são os mais satisfeitos. Quanto ao EV, a maioria dos professores apresenta comportamento positivo, principalmente aqueles que residem nas regiões metropolitana/litoral e oeste. A integração social na comunidade escolar e o tempo equilibrado entre lazer e trabalho compreendem novos indícios do descontentamento na carreira docente do magistério público estadual.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8690/7644

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