Qualidade de Vida do Trabalhador Docente e os Ciclos Vitais de Professores de Educação Física do Estado do Paraná, Brasil

Por: Christi Noriko Sonoo, Hudson de Resende Moreira, e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.18 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta investigação foi analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) e o estilo de vida (EV) considerando os ciclos vitais (CV) dos professores de Educação Física da rede pública estadual do Paraná. Participaram do estudo 654 professores, sendo 355 mulheres e 299 homens. Na coleta dos dados utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio e o Perfil do Estilo de Vida Individual. Os testes qui quadrado para grupo único, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial foram empregados na análise estatística. As evidências confirmam que a maioria dos professores encontra-se satisfeita com a QVT e que há associação significativa da QVT com os CV. Enquanto que os maiores índices de insatisfação foram relatados pelos professores que possuem idade entre 40 e 49 anos, os professores com idade até 29 anos e os acima de 50 anos foram aqueles que apresentaram os maiores índices de satisfação com a QVT. De modo geral, os professores relataram comportamentos positivos no estilo de vida, porém os professores mais jovens apresentaram comportamentos negativos e os professores mais velhos relataram comportamentos positivos. Apesar da experiência adquirida com o avançar da idade, os professores investigados parecem enfrentar algumas dificuldades no que se refere à aquisição de comportamentos saudáveis de estilo de vida, tornando-se também mais insatisfeitos com a QVT.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1650

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.