Qualidades Físicas Essenciais do Treinamento Desportivo

Parte de Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo . páginas 35 - 41

Resumo

No estudo da teoria do Treinamento Total foi observado que a efetividade do trabalho desenvolvido era dependente do equilíbrio dos fatores em jogo. O papel do responsável pelo treinamento era o de incidir , o grosso dos meios disponíveis nos pontos fraòos sem abandonar os pontos fortes. 

Dentro de certos limites a mesma filosofia pode ser aplicada na apreciação das qualidades essenciais para o condicionamento físico dentro do quadro do Treinamento Total. Qualquer, tipo de atividade desportiva depende em diferentes graus nas diferentes qualidades físicas em jogo: o rendimento é, sem embargo,: uma. função da eficiência do treinador em observar e testar essas qualidades, assim como dosá-las na justa medida.

Via de regra, encontra-se uma aplicação errônea dêsse conceito, procurando-se obter o máximo de empenho do atleta sobre a qualidade física prioritária da modalidade praticada. Evidentemente, ter-se-á algum resultado, porém são perdidas as condições de rendimento máximo. Ê preciso ressaltar, mais uma vez (vide capítulo anterior), que o treinamento especifico de uma determinada qualidade tende a desenvolver,as outras. À medida que melhora a condição do atieta êsse fenômeno desaparece, dando lugar a uma inversão. Assim sendo, o êrro consegue subsistir onde o nível de preparação física é deficiente. 

Arquivo