Integra

29.04.2014

Para o Sindico

Eu devo estar ficando chato. Mais ainda. Ou talvez esteja com muito sono por conta do fuso horário que me obriga a assistir a copa de madrugada. A refrear meus berros para não acordar o vizinho velhinho que está bem doente e cuja mulher, já prevendo tudo, deu duas mil indiretas ontem a tarde sobre como ele precisava descansar muito e não podia ser acordado muito cedo… Ok, veremos o jogo no mute. Não ligaremos a vitrola durante a marselhesa.

Ou talvez seja o fato de me localizar do outro lado do mundo e não acompanhar as narrações oficiais, tampouco a cobertura televisiva platinada. Mas busquei por meios alternativos e ainda não  consegui ver nenhum sambinha. Estou achando um tanto quanto anticlimática esta ausência de pandeiros – tanto no time quanto nas arquibancadas. Cantar o Virandu com um brado impávido é lindo e arrepiante – mas ver um sorriso na cara da rapaziada também seria importante… Por enquanto tenho visto apenas maxilares travados…Prontos para a guerra – calma lá, patriotas de chuteiras – ainda é futebol, vamos sorrir!.

Hoje, no jogo contra los amigos de Valdivia, foi ‘uma’ gota d’agua. Depois de ver jogadores chorando, ajoelhados no chão, rezando freneticamente apontando os dedos para cima durante a cobrança dos pênaltis… ou então curvados no gramado entregues a suas orações, me perguntei: Quando é que vai rolar a festa – se é que vai rolar? Muita Ivete pode ser irritante, mas a ausência de uma musiquinha mata…

Este time esta parecendo mais um grupo de soldadinhos de chumbo, que fazem gol e comemoram como se estivessem acabado de voltar de um mês de uma missão na selva amazônica, perdidos  na fronteira com a Colômbia…

Falando em Colômbia… Vocês viram as comemorações dos golzinhos deles? Com certeza todo mundo viu: uma dancinha bacana, se não me engano chamada cumbia…Todos rindo, dançando ritmados, tirando uma onda na hora, unidos, sensacional…uma alegria fugaz, rápida, mas importante – mostrando uma masculinidade futebolística alternativa, dançante, com corpos habilidosos mas soltos no ar.

Sim, o futebol deles tem sido admirável – não podemos falar isso ainda sobre o futebol da Seleção.  Não estou agourando – sábado que vem cedinho vou torcer por nossos canarinhos. Cantar o hino. Fazer todo o ritual, xingar os argentinos…Mas que está  meio chato, isso está: piadinhas, risadas, não se vê nada: só um monte de gente discursando, aquela coisa missionaria sem prazer, sem arte, sem ludicidade, uma coisa cinza e ranzinza – cadê o futebol-moleque, Anellinha?  Relaxa, Regininha!

A solução tem que vir da base: xingadores, xingados, xingantes e bem-educados – vão tomar no, digo, uni-vos! Sob a batuta de Robinho, e com o gingado do Ronaldinho dentucho, invadam a Granja,  cantando o hino chileno a plenos pulmnoes, e dançando salsa e merengue (un, dos, tres!); quebrem todos os ovos na cabeça do Marin: Shakira, Rita Lee e Tim Maia já juraram que beberão mate misturado com champanhe na taça prometida.

Samba neles, Felipon!

Por Jorge Knijnik

em 29-06-2014, às 16:30

10 comentários. Deixe o seu.

Comentários

É isso aí Jorjones, tá faltando alegria, tá faltando diversão… com ela vem a arte…
Lembrando que o Felipinho andou rosnando, nas semanas que antecederam o início do certame, arrotando que a Seleção Brasileira seria campeã. Nessa versão, um tanto pernóstica no mínimo – como dizia mi papá – prá não dizer presunçosa e arrogante. Prá ele não seria necessário passar por todos os jogos, fases, prorrogações e batidas de pênaltis afinal a copa já estaria ganha de antemão. Creio que isso colocou nos ombros dos nossos “moleques” muita responsabilidade, quando na verdade seria desejável que se colocasse vontade de se divertir, 11 “brincantes” em campo, enquanto no banco, outros tantos motivados a entrar prá tirar uma “casquinha”, entrar na “brincadeira” e, com alegria nos brindar com o que de melhor havia em nosso futebol: diversão e arte. Saudades do Telê. Esse sim um grande motivador!!

Por Luiz Alexandre Lara
em 29-06-2014, às 18:05.

Caro Jorge,

Ainda não cortaram as pernas nem o canto aos canários.
Mas eles lá saberão da necessidade de umas rezas… Cadê o santa do Filipão, Nossa Senhora do Caravaggio?

Tendo em vista o jogo com a Colombia, a receita é antiga: dar corda à bota, tudo ao ataque e fé em Deus e na Santa.

Pode ser que os canarinhos no fim cantem e sambem. Eu puxo pelo Brasil.

As melhoras do teu vizinho. E uma caipirinha não ajudaria à recuperação?

Beijos e boa sorte

Por Paula
em 29-06-2014, às 22:37.

Rara Paula,
Beatificaram o Felipão II. Ja somos os campeoes-onde nao queriamos ser. E tens razao, como sempre e sempre:meu vizinho precisa provar de uma caipirinha, das grandes e boas! Vou esperar a dona da casa dormir, traze-lo aqui para cantar samba – e cumbia!
Avanti, Patria Latina!

Por Jorge Knijnik
em 30-06-2014, às 2:19.

Xandão para Felipão! Ja’!

ass – Jorjão campeão…

Por Jorge Knijnik
em 30-06-2014, às 2:21.

Muito riso pouco siso. Cadeia pra todo mundo.

Por General Shemale Cumshot
em 30-06-2014, às 5:34.

E as meninas do presidente?

Por Jorge Knijnik
em 30-06-2014, às 6:25.

JK,
Fone de ouvido NO TALO, toalha enrolada para abafar o grito de GOL e para enxugar as lágrimas – seja qual for o motivo!!!!
Sinto a ausência de um “Dunga” em campo para MANDAR TODO MUNDO… jogar futebol e sim, falta um Ronaldinho “Dentucho” pra puxar um pagode e alegrar a festa.
Receite para seu vizinho: suco de 1/2 limão, suco de 1 maça e uma dose generosa de gengibre (THE CURE). Ele irá na sua casa torcer com você pela seleção!! rs!!
abraços!
ASA

Por Alexandre S Amaro
em 30-06-2014, às 17:14.

Quem dança seus males espanta! E quem não dança? O Filipão dança? Até elegeu um samba! Mas ao dizer que seríamos campeões deixou a mulecada na corda bamba e de perna bamba – ficamos sem samba! Como dançar? Difícil sorrir numa situação de desconforto/desequilíbrio, ou não? Sorrir sobre a corda bamba é muito difícil, na verdade, impossível! O que temos é foco e seriedade, pois a distração pode balançar demais a corda, logo, o tombo será inevitável! Neste caso, qual seria a música? rsrs Não deixe o samba morrer, não deixe o samba… Será? Não sei…rs Por enquanto: Eu vou ficar no meio do povo, espiando, minha escola, perdendo ou ganhando, mais um carnaval, mais uma copa! Antes de me despedir deixo ao Filipão o meu pedido final: Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar…rs Abraços Jorge! Saudades!

Por Paulo Falcão
em 30-06-2014, às 21:22.

Balança, equilibrista!
Samba – e lança
a triste vara sem isca

( e visite http://www.professordepesca.com.br)

Por Jorge Knijnik
em 1-07-2014, às 3:51.

ASA – o homem das receitas! Dunga esta na arquibancada, e quero que ele va tambem!