Resumo

O discurso dos meios de comunicação de massa, em tempos de pós-modernidade, está cada vez mais relacionado com o consumo do produto esporte. A construção da espetacularização dos eventos esportivos na mídia, por diversas oportunidades, serve a esse propósito. O objetivo deste trabalho, parte integrante de Projeto de Pesquisa financiado pela FAPESP, é investigar e analisar, com base no acompanhamento da mídia esportiva impressa, os diversos caminhos, no imaginário popular, da construção da espetacularização das competições esportivas. Para isso, analisaremos a cobertura a ser realizada por seis dos principais veículos impressos do país dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. É nossa intenção demonstrar como a construção do evento esportivo pela mídia impressa procura transformar atletas em celebridades. Pautas dedicadas aos aspectos comportamentais e pessoais dos esportistas ocupam mais espaço, na cobertura da mídia, do que fatores esportivos, como treinamentos e resultados das competições. O objetivo dessa preferência no discurso da mídia, pretendemos comprovar, é espetacularizar o esporte e reafirmar a cultura do consumo esportivo, aumentando sua importância econômica.

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