Editora Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Brasil 2014. 197 páginas.

Sobre

PREFÁCIO

Nos últimos 20 anos, observa-se, no Brasil, um notável aumento dos estudos sobre o esporte no âmbito das ciências humanas e sociais. No plano qualitativo, contudo, os avanços parecem lentos. Soma-se a isso uma certa mesmice, fruto da realização de pesquisas com estruturas muito semelhantes: replicam-se estudos de caso que, para surpresa de ninguém, chegam a conclusões próximas. Inovar, portanto, é uma meta urgente para o avanço do campo de estudos.

Justamente neste ponto reside uma das contribuições deste livro. Ele aborda os discursos sobre homossexualidades, tema que sofre um triplo silenciamento: na sociedade, no jornalismo diário (sobretudo na cobertura esportiva) e no esporte. Fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), descreve e analisa a repercussão, em matérias veiculadas nos sites de quatro veículos jornalísticos importantes da Região Sudeste, do "episódio Michael", quando um jogador de vôlei profissional foi xingado pela torcida da equipe adversária. Debruçou-se ainda sobre os comentários dos leitores, material que se revelou bastante rico.

A obra atesta as virtudes de uma abordagem interdisciplinar dos fenômenos esportivos e comunicacionais. Tal característica está presente na bibliografia, que reúne autores de diferentes áreas de conhecimento, sem que, daí, resulte uma salada conceitual. Tampouco há capítulos teóricos: os autores e conceitos aparecem na medida em que auxiliam a construção da problematização e a análise do objeto empírico. Trata-se de um trabalho construído a partir das fontes - muito distinto dos construtos teóricos frequentemente observados em textos acadêmicos sobre esporte (e também na área de Comunicação), nos quais as questões parecem ser dadas de antemão pela bibliografia, e os dados aparecem episodicamente, como exemplos a confirmar impressões, opiniões e/ou certezas definidas a priori. A interdisciplinaridade também pode ser observada na metodologia e no olhar lançado sobre o objeto de estudo...

Acessar Arquivo