Resumo

Introdução: Devido a dificuldade vivenciada por alguns estudantes em relação a temas da biomecânica, criamos o projeto de ensino “Olimpíadas de Biomecânica” (OLB). O projeto inclui às aulas estratégias inovadoras de ensino, provendo vivências científicas, envolvimento com experimentações, divulgação da ciência na comunidade, criatividade, e integração entre os estudantes para melhor aproveitamento da disciplina. O projeto tem sido responsável por diminui em cerca de 40% os índices de reprovação no componente curricular e também implementado em outras instituições. Mas o que os alunos pensam sobre essa iniciativa? Objetivo: Esse trabalho relata as expectativas dos estudantes quando começam a desenvolver as atividades da OLB. Materiais e métodos: Na terceira semana de aula avaliamos a expectativa de 19 estudantes sobre o impacto do projeto no seu aprendizado no começo das atividades. Eles responderam, de maneira anônima, um questionário fechado com oito perguntas relacionadas ao conhecimento deles sobre projetos de ensino, como eles esperavam que o projeto ocorreria, dificuldades, e benefícios da atividade. A OLB possui aprovação do comitê de ensino institucional (#1002316). Resultados: A maioria dos estudantes não sabe que projetos de ensino podem fazer parte das aulas, mas acreditam que estes projetos auxiliam na obtenção de melhores notas. Como benefícios, relatam que o projeto pode promover mais atividades práticas, incentivar a estudar em horários extraclasse e complementar sua formação. Dentre as dificuldades elencadas são dúvidas sobre como interpretar as atividades propostas. Isso denota a importância deu uma atividade de ensino estar planejada não somente quanto à execução, mas também em relação ao acompanhamento. Conclusão: Projetos de ensino como as Olimpíadas de Biomecânica ajudam os estudantes a aumentar o engajamento com os componentes curriculares gerando expectativas positivas principalmente em relação a motivação para estudo extraclasse e atividades práticas. Palavras-chave: Ensino superior; metodologias ativas; educação; jogos didáticos.