Quantidade e Distribuição de Gordura Subcutânea de Meninos de 7 a 10 Anos Desnutridos e Não-desnutridos Participantes do Projeto Esporte Solidário, São Luís-MA

Por: Leonardo Gonçalves da Silva Neto e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A literatura tem demonstrado que o stress nutricional causa grande impacto sobre os indicadores morfológícos do crescimento e desenvolvimento, principalmente relativos a gordura subcutânea. O objetivo deste estudo foi a comparação dos resultados dos indicadores morfológícos relativos a adiposidade corporal total(IAC)e a distribuição de gordura subcutânea(DGS) de meninos de 7-10 anos desnutridos(DES=76) e não-desnutridos(N-DES=94) participantes do Projeto Esporte Solidário, São Luís - MA, cujo estado nutricional foi determinado a partir dos critérios de Walterlow. O IAC foi estabelecido a partir do somatório de oito dobras cutâneas(TR, BI, SB, SI, AX, AB,PMe CX), enquanto que na DGSforam utilizados os seguintes índices de gordura regional: do tronco (SB+SI+AX+AB)[GRT], dos membros(TR+BI+PM+CX+)[GRM], do tronco superior(SB+AX)[GRTS] e inferior(SI+AB)[GRTI] e dos membros superiores(BI+TR)[GRMS] e inferiores(PM+CX)[GRMI]. Também, foram medidos os indicadores peso corporal e estatura. Todas as variáveis foram submetidas ao Teste T com valores significativos para p<0.01. Os resultados demonstraram uma significativa superioridade dos N-DES em todos os indicadores morfológícos em relação aos DES. Também, foi possível perceber uma maior quantidade GRT em relação GRM nos DES e N-DES, sendo que na porção inferior, tanto na GRT quanto na GRM, foi encontrada a maior quantidade de gordura subcutânea. Conclui-se que os indicadores relativos a quantidade de gordura subcutânea não são comparáveis entre meninos de 7-10 anos desnutridos e não-desnutridos que participam de programa de atividade física, já que, o stress nutricional tende afetar significativamente estes indicadores. No entanto, em relação a DGS, tanto os DES quanto os N-DES apresentaram o mesmo padrão.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.