Quantificação da Distância Percorrida, Velocidade Média e Máxima em Um Jogo de Rugby em Cadeira de Rodas: Estudo Piloto

Por: José Irineu Gorla, Leonardo Trevisan Costa, Luis Felipe Castelli Correia de Campos, Luiz Gustavo Teixeira Fabrício dos Santos e Rodolfo Argentin.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.11 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a intensidade de esforço durante uma partida de Rugby em Cadeira de Rodas (RCR) em dois atletas com lesão medular e com classificação funcional (CF) de 1,0 e 2,5 da equipe ADEACAMPUNICAMP – Campinas/SP. As variáveis para a análise foram à quantificação da distância percorrida, velocidade média e velocidade máxima coletadas em duas partidas de RCR. Os dados foram quantificados através do ciclocomputador modelo Velo8 do fabricante Cateye®. Os valores obtidos entre os atletas com CF-2.5 (A) e 1.0 (B) foram de: 4,8 km/h e de 3,0 km/h para a velocidade média; 8,55 Km/h e 14,95 km/h para a velocidade máxima e 2,98 km e 4,83 km para a distância total percorrida, respectivamente. Dessa forma, observou-se que os resultados apresentaram um amplo volume e intensidade de jogo por parte do atleta A em relação ao atleta B. Como também, apresentou maior regularidade entre os valores analisados nos dois jogos. Esse tipo de análise pode possibilitar aos treinadores valores reais durante o treinamento, buscando uma individualidade de treinos para atletas de diferentes classificações funcionais, fugindo do empirismo tão presente nos treinamentos de diversas equipes.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/7982

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.