Quanto Vale Um Talento? Uma Análise Antropológica Sobre a Valorização e Circulação dos Jogadores de Futebol Profissional no Mercado Esportivo

Por: Júlio César Jatobá Palmiéri.

2009 13/10/2009

Send to Kindle


Resumo

Os jogadores de futebol profissional são possuidores de talentos variáveis, fator que os distinguem numa escala mercadológica que dinamiza a troca no universo futebolístico. Sob a ótica do futebol modernizado e do clubismo, ao talento, que é algo inato e intransferível, são agregados muitos outros valores, sobretudo de ordem simbólica, que dependem das relações estabelecidas dentro do enquadramento institucional desse esporte e que tem a ver com outros atores sociais, tais como torcedores, dirigentes, agentes e a mídia especializada. Como mercadoria singular, portanto, os jogadores são colocados em circulação no mercado “mundializado” do futebol, desfazendo vínculos e criando novas relações sociais. Este trabalho tem como objetivo compreender a lógica pela qual se dá tal processo simbólico que define os parâmetros de troca generalizada de atletas no domínio do futebol profissional.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.