Que Não Venham os Pobres! Reflexões Sobre Segmentação Social, Estigmas e Ser Torcedor. Considerações Sobre a Partida Jogada Entre Colo-colo e Universidad Católica no Estádio São Carlos de Apoquindo

Por: Carlos Vergara Constela.

Revista da ALESDE - v.2 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Em 16 de outubro de 2011, após treze anos, houve uma partida do campeonato de futebol chileno entre Universidad Católica e Colo-Colo no estádio San Carlos de Apoquindo. As implicações dos eventos naquela ocasião são dignas para o desenvolvimento de algumas análises. E como a tendência de estudos sócio-culturais do futebol, foi possível aprofundar constantemente as questões que têm sido invisíveis na sociedade chilena: os preconceitos, as distinções de classe, segmentação e da violência. Neste trabalho, propomos uma análise comparativa entre dois bairros de começar a entender e refletir sobre as dinâmicas sócio-territoriais ligadas às expressões de pobreza, ao futebol e as torcidas.

Endereço: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/alesde/article/view/25600

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.