Resumo

3-05-2014

A tese discute a noção educação do corpo a partir dos usos d'água em Belém do Pará, adotando o surto de cólera ocorrido em 1855 e o processo de implantação dos esportes náuticos ao longo da década de 1920 como balizadores. As fontes utilizadas foram jornais e revistas do período evocado, bem como álbuns e relatórios dos poderes públicos e o estatuto do Club do Remo. A questão geradora foi: como se deu a educação do corpo por meio dos usos d¿água em Belém do Pará entre 1855 e a década de 1920? Objetivei compreender a articulação entre um ideário composto por saberes de ordem médico-higienista, bem como de caráter legislativo, articulados ao processo de urbanização e modernização de Belém, entendendo-os como dispositivos pedagógicos que levaram ao forjar de um sentido novo e positivo à vida ao ar livre e à natureza, sentido esse fundamental à ideia de progresso e modernidade que ali se instalava. Entre as conclusões estão: 1) a noção educação do corpo amalgamada aos usos d¿água e à invenção de um sentido positivo à vida ao ar livre, integrou o processo de modernização vivido por Belém; 2) identifiquei a passagem de um estado de medo, penúria e mortandade, para um estado de regozijo, celebração, saúde e espetáculo, tendo a água, a natureza, a cidade, o corpo e o esporte náutico como anima e fulcro;3) as regatas comemorativas e a esportivização das práticas aquáticas contribuíram para os novos sentidos atribuídos à orla belenense, sendo fundamentais ao projeto de europeização e modernização de Belém idealizado por Antonio Lemos; 4) esportivizar das práticas aquáticas partiu do domínio, implantação e aceite de métodos de treinamento físico e técnico voltados aos jovens atletas; 5) os "sportmen" refletiam e ampliavam valores centrais para o capitalismo que avançava sobre Belém; 6) um moderno e positivo sentido de vida ao livre, pensada a partir das águas, foi alavancado tanto quanto alavancou o ideal de urbanidade expresso pelo progresso, pela ciência e pelo capitalismo 

Acessar