Quero Ser Jogador de Futebol: Um Ensaio Sobre o Perfil de Jovens de Comunidades Que Participam do Torneio Taça nas Favelas da Cufa, em 2012

Por: Ana Lúcia Guimarães.

Corpus Et Scientia - v.8 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo


Nesse artigo pretende-se traçar de forma breve o perfil dos jovensque participaram do Campeonato de Futebol denominado Taçadas Favelas, organizado anualmente pela Central Única das Favelas,que neste ano contou com a parceira da UNISUAM para a formaçãoe definição das equipes de jogadores. Assim, irá se tentar realizarincursões sobre os 42 jovens que responderam ao questionárioe que são moradores das comunidades selecionadas: Cidade deDeus, Complexo do Alemão, Acari, Colônia e Fazenda Mato Alto.Ressalta-se que metodologicamente, optou-se por analisar os 42jovens em conjunto, pois o objetivo aqui se traduz em intenção demostrar quem são esses jovens e quais indicadores definem umpouco de sua realidade social cotidiana. Foram aproveitadas paraanálise somente as questões que foram devidamente respondidaspelos atletas. Com esta proposta, acredita-se poder reforçar acontribuição que os grandes eventos podem e devem deixar paratodos os envolvidos em seu desenvolvimento. Fundamentalmente,o conhecimento e a compreensão de que é preciso olhar para osjovens moradores de comunidades e pensar que é possível criarvalores e práticas sociais capazes de permitir perspectivas de umfuturo sustentável para eles.
 

Endereço: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/84/52

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.