Questionários Para Avaliação do Nível de Atividade Física Habitual em Adolescentes Brasileiros: Uma Revisão Sistemática

Por: , Mario Flávio Cardoso de Lima, , Priscila Rita Niquini Ribeiro Lopes, Rafael Gonçalves Silva e Ricardo Campos de Faria.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.41 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar diferentes questionários usados para medir o nível de atividade física (NAF) em adolescentes brasileiros entre 2007 e 2012. Para o desenvolvimento desta revisão, foram selecionados artigos que usavam questionários validados aplicados em adolescentes entre 10 e 19 anos. Após as buscas selecionaram-se 26 artigos para revisão. Foram encontrados mais de 10 modelos diferentes de questionários, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) foi o usado com maior frequência entre os artigos pesquisados (28%), o que pode ser justificado por sua abrangência global. O uso de diferentes modelos de questionários dificulta a comparação dos resultados. Recomenda-se a adoção de um questionário único para a medida do NAF de adolescentes brasileiros.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/es-questionarios-avaliacao-do-nivel-atividade-articulo-S0101328916300336

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.