Raça de Gigantes ... do Futebol! a Tradição Paulista nas Letras e na Imprensa Esportiva, nos Primeiros Anos do Futebol Brasileiro

Por: Felipe Morelli Machado.

Recorde: Revista de História do Esporte - v.10 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este artigo analisa a invenção de uma "tradição paulista" no universo letrado de São Paulo e a sua reprodução, com base em novos narradores, nas páginas esportivas da imprensa bandeirante, na defesa da superioridade de São Paulo sobre o Rio de Janeiro no desenvolvimento do futebol no Brasil. Essa “tradição” se destinou à fixação de uma identidade paulista, na Primeira República, atendendo às elites locais em seu projeto político de afirmação da hegemonia de São Paulo na história e nos destinos da nação.  Uma hegemonia evocada nas páginas esportivas de Piratininga, em razão dos primeiros encontros futebolísticos envolvendo os selecionados paulista e carioca, promovendo uma pulsante rivalidade regional que tanto marcou os primeiros anos do futebol, nas duas capitais.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/10848

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.