Resumo

Esta pesquisa investiga as tensões entre as lógicas lineares da produção radiofônica e as possibilidades criativas e libertadoras da linguagem do rádio. A partir da análise de programas voltados às crianças, pretende-se demonstrar que o rádio é ambiente de vinculação através de performances sonoras oriundas dos corpos. Desta forma, busca-se responder ao seguinte problema: em que medida os jogos sonoros presentes nos programas infantis permitem a liberdade de criação e desmontagem de elementos lógicos narrativos entre as crianças? O objetivo é compreender a partir dos programas existentes em emissoras de rádios brasileiras as performances sonoras como possíveis gestos de desmontagem das características lineares do rádio tradicional. A pesquisa tem como corpus os seguintes programas: Rádio Maluca e Estação Brincadeira, ambos da Rádio MEC/RJ; programa Para Ouvir e Aprender, veiculado na Rádio Rural de Santarém-PA; projeto-piloto A Loja do Tio Nico, desenvolvido pelos alunos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; áudio didático Projeto Faz de Conta, produzido pela Rádio Cultura e utilizado nas escolas do Estado de São Paulo. Foram observadas as performances sonoras ao vivo no auditório da Rádio Nacional, de onde é transmitido o programa Rádio Maluca, entre os anos de 2011 e 2012. É proposto como referencial teórico o conceito de jogo em Huizinga e Caillois, que opera nas construções de ambientes culturais presentes em Bystrina, Wulf, Gebauer e Baitello Junior. A operação do lúdico no rádio é possível através de performances com sonoridades que foram observadas a partir de Schafer, Schaefffer, Sperber, Arnheim, Deharme e Menezes, buscando os elementos estéticos e de vinculação presentes nas paisagens sonoras do rádio. Observou-se que os jogos veiculados pelos programas infantis de rádio exploram a criatividade da criança a partir de elementos da visualidade, em detrimento da criação puramente sonora.

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