Reabilitação Pós-operatória dos Ligamentos Cruzado Anterior e Posterior - Estudo de Caso

Por: Aline Misuzaki Imoto, Kelson Nonato Gomes da Silva, Maria Stella Peccin e Moisés Cohen.

Acta Ortopédica - v.18 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

As lesões ligamentares do joelho estão entre as principais lesões ocorridas nos esportes, sendo raras as lesões combinadas dos ligamentos cruzados e estas lesões normalmente estão associadas com traumas de alta velocidade. Nesses casos a intervenção cirúrgica é necessária devido ao alto nível de instabilidade funcional.

OBJETIVO: desenvolver e aplicar um protocolo de reabilitação para pós-operatório de reconstrução dos ligamentos cruzados e registrar a evolução por meio de avaliações periódicas com questionários de função validados.
METODOLOGIA: trata-se de um relato de caso de um paciente que foi submetido à reconstrução dos ligamentos cruzados até o retorno ao esporte. Foram realizadas avaliações da capacidade funcional com o uso de questionários (Lysholm e IKDC); amplitude de movimento (goniômetro), lassidão ântero-posterior (artrômetro KT1000TM), força (dinamometria Isocinética) e análises do movimento (marcha e corrida).
CONCLUSÃO: o protocolo foi efetivo para melhorar a capacidade funcional, força e retorno seguro ao esporte.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.