Resumo

O texto apresenta possibilidades de tratar o com o conhecimento da Cultura Corporal no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, tomando como estudo de caso o campus Valença. A pergunta síntese que orientou a investigação foi: qual a realidade do trato com o conhecimento da Cultura Corporal no IF Baiano e quais as possibilidades de sua organização, assentada em fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos de base materialista histórico-dialética, objetivando o desenvolvimento cultural humano no seu mais alto grau de possibilidades e contribuições para a resistência ativa na perspectiva de contribuir com o projeto histórico socialista? A base teórica advém das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Socialista, da Pedagogia Histórico-Crítica, da abordagem Crítico-superadora do Ensino da Educação Física. Os procedimentos investigativos foram: (a) Análise das contribuições sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos; (b) Análise das normatizações do IF Baiano e dos documentos curriculares que orientam o trabalho pedagógico na Instituição; (c) Análise das contradições e mediações identificadas; (d) Exposição dos resultados e contribuições superadoras. A conclusão apresenta possibilidades de essência, de tratar no currículo dos IFs, os conhecimentos da Cultura Corporal, a partir da concepção de transformação social, desenvolvimento humano, função social da escola da transição e do currículo, com a finalidade de elevar a capacidade teórica e o padrão cultural dos estudantes, à luz de uma formação omnilateral e politécnica, visando inserir os jovens na atividade produtiva socialmente útil e no processo de transformação da sociedade, para além do Capital.

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