Resumo

Tendo como tema de pesquisa a Olimpíada Colegial da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo: estudo da Região Leste de Campinas, tem-se como proposta apresentar discussões e realidades encontradas nos diferentes documentos gerados pela investigação e arquivos da última década sobre o assunto. Alguns questionamentos surgiram durante o percurso de sistematização do conteúdo do estudo: qual o comprometimento dos organizadores para que se cumpram os objetivos definidos para esses jogos? Quem são os personagens que vivenciam e colaboram nos jogos para que permaneçam vivos e qual a realidade encontrada nos jogos? A pesquisa atentou ao fato de como a Olimpíada Colegial vem sendo realizada e qual a sua influência na Educação Física da Rede Estadual de Ensino. Considerando as relações que envolvem as diferentes abordagens da Educação Física escolar e a competição esportiva e visando construir um referencial teórico de sustentação para tratamento desse tema, apresentaremos reflexões sobre esses dois assuntos. Nos objetivos, fazer um levantamento da Realidade da OCESP mediante documentos, arquivos, estudos e opinião de participantes e analisar sua relação com o discurso presente na Educação Física Escolar acerca da competição na região Leste da cidade de Campinas. Ressalta-se que a partir da análise da trajetória da Olimpíada Colegial, pretende-se discutir e refletir sobre sua organização, envolvimento nas aulas de Educação Física escolar e prática pedagógica, caracterizando a relevância da competição esportiva escolar e a intervenção do profissional de Educação Física nesse processo. Como plano metodológico, a proposta da pesquisa está assim delineada: (1) pesquisa documental nos registros existentes na Diretoria de Ensino Leste de Campinas e (2) utilização da metodologia da pesquisa de campo com personagens que vivenciam os torneios colegiais visando buscar as diferenças entre os discursos e a realidade da OCESP. Quanto aos documentos, o que encontramos nos arquivos foram resultados de jogos, regulamentos dos torneios (regras, sistema de disputa entre outros), dados quantitativos do número de alunos, modalidades oferecidas e escolas participantes. A obtenção e análise os dados foram relacionados ao referencial teórico deste estudo e com as entrevistas realizadas através dos questionários com envolvidos nesses eventos, possibilitaram uma discussão teórica e inferências mais aprofundadas sobre o caso da Olimpíada Colegial em Campinas. 

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