Resumo

O autismo é um distúrbio que surge nos primeiros anos de vida e deve ser reconhecido
desde cedo para que se possam fazer intervenções sensório motor. Em função
dessa inferência, a pesquisa teve como objetivo identificar as atividades físicas mais
indicadas para crianças autistas junto aos professores de uma instituição especializada.
Trata-se de uma investigação de campo que teve como instrumento de medida um
questionário com questões abertas e fechadas para verificar o objetivo proposto. O
grupo pesquisado foi de seis professores, todos do sexo feminino. Constatamos
que três professoras trabalham na instituição a mais de três anos e outras três
professoras estão apenas a alguns meses. As crianças autistas com o qual elas
trabalham, tem idade entre 8 a 12 anos, sendo 9 do sexo feminino e 10 do sexo
masculino. Identificamos que as atividades indicadas são todas aquelas que dão
suporte e desenvolvam as potencialidades motoras, físicas e emocionais com destaque
as que proporcionam vencer as próprias dificuldades. As mais citadas foram: correr,
trepar (escadas), lançar bolas ou objetos, atividades de equilíbrio, danças, caminhadas,
rolar, saltar, sentar, levantar, deitar em diferentes posições, habilidades simples com
bola e outras que possam ampliar os relacionamentos inter-pessoais, assim como as
atividades de relaxamento de Sherborne. Os materiais a serem utilizados devem ser
de preferência densos com nexo real como: cadeiras, bancos, pneus de carro ou de
bicicleta, barras de ginástica; cordas, materiais com indicações gráficas, fotografias,
desenhos, notas, ou outras particulares que estão diretamente ligadas com os
indivíduos autistas. O destaque enfatizado foi para o não desenvolvimento de
atividades que façam os alunos se agitarem demasiadamente. Outra questão é para
que o professor considere a medicação utilizada, pois a mesma interferirá na
freqüência, duração e intensidade do trabalho. Concluímos que as atividades
apresentadas auxiliarão na auto-estima, interação com outras pessoas, na
autoconfiança e ampliará os meios de comunicação interpessoal. E que, em regra
geral é necessário planificar situações curtas, interessantes e compatíveis com a cultura
de cada comunidade. As atividades físicas a serem aplicadas não devem se concentrar
no ensino de movimentos como fins em si, mas na utilidade de seu aprendizado
para a obtenção de avanços tanto motores, quanto sociais.

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