Editora CONFEF. Brasil 2010. 48 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

As informações consubstanciadas nesta publicação foram elaboradas com o objetivo de orientar condutas e procedimentos do profi ssional de Educação Física no uso de exercícios/atividades físicas como elementos principais ou complementares na atenção à saúde, nos níveis primário, secundário e terciário, especialmente no que concerne às doenças crônicas não transmissíveis.

A Comissão responsável pelo trabalho ora apresentado, constituída por docentes e pesquisadores convidados pelo CONFEF, orientou a sua ação na perspectiva de sistematizar e socializar os conhecimentos relacionados ao tema, de forma a criar um ambiente de convergência e unidade em torno dos assuntos tratados, favorecendo o aprimoramento do exercício profi ssional e do atendimento à sociedade.

Dessa forma, as recomendações expressas neste documento estarão permanentemente sujeitas às necessárias adequações, identifi cadas pelos profi ssionais a partir da realidade e da especifi cidade de cada situação, tanto nas suas intervenções individuais quanto nas ações como membro de equipe multidisciplinar de saúde. 

Considere-se, ainda, que a rápida evolução científica na área da saúde, possibilitada pelo avanço da ciência e pelo desenvolvimento de novos recursos tecnológicos, pode tornar obsoletas algumas das recomendações aqui contidas. Sendo assim, é obrigação do profissional de Educação Física, manter-se atualizado por meio da leitura de novas publicações técnico-científicas e participar de eventos científicos da área.

As recomendações sobre condutas e procedimentos do profissional de Educação Física na atenção básica à Saúde estão fundamentadas na produção científica relacionada às temáticas abordadas, nos documentos oficiais que tratam do assunto e na experiência profissional dos responsáveis pela sua elaboração.

A abordagem priorizada neste trabalho se encerra no objetivo definido pelo CONFEF para a sua elaboração que foi o de situar, de modo abrangente, o exercício profissional da Educação Física nos vários níveis de atenção à saúde, estabelecendo um diálogo efetivo com o conjunto da categoria.

O CONFEF reconhece o avanço das instituições de ensino superior e dos organismos de pesquisa na produção científica da área. Por essa razão, entende que esta publicação não limita, engessa ou esgota o conhecimento dos temas tratados. Antes, reafirma que os ensinamentos provenientes deste trabalho devem ser complementados e enriquecidos por meio das investigações científicas nacionais e internacionais, realizadas na própria área e em áreas correlatas.

Com a divulgação deste estudo, registra-se também o agradecimento do CONFEF aos docentes envolvidos na sua elaboração, assim como aos integrantes da sua Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional, pelo empenho na consecução desta iniciativa.

Por fim, o CONFEF reafirma a sua missão de contribuir para elevar a qualidade da intervenção profissional e desenvolver a Educação Física, o que implica atuar na busca incessante de respostas para as suas possibilidades, necessidades e interesses.

Jorge Stenhilber

Presidente do CONFEF