Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior: Impacto do Desempenho Muscular e Funcional no Retorno Ao Mesmo Nível de Atividade Pré-lesão

Por: Lygia Paccini Lustosa, Marco Antônio Percope de Andrade e Sérgio Teixeira da Fonseca.

Acta Ortopédica - v.15 - n.5 - 2007

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A reconstrução do LCA objetiva restabelecer a biomecânica e minimizar a instabilidade do joelho.

OBJETIVO: comparar performance muscular, funcional e frouxidão ligamentar, entre voluntários que retornaram ao mesmo nível de atividade pré-lesão e aqueles que não retornaram, após a reconstrução ligamentar.
MÉTODOS: 25 homens, operados pelo mesmo cirurgião, com o ligamento patelar, via artroscopia e mais de dois anos de pós-operatório. Utilizou-se a Cincinnati Knee Rating System para divisão em: grupo adaptado – 15 indivíduos - retornaram ao mesmo nível pré-lesão e grupo não adaptado – 10 indivíduos - não retornaram ao mesmo nível. Todos realizaram o hop test e a corrida em oito para avaliação do desempenho funcional. A performance muscular foi avaliada pelo dinamômetro isocinético (Biodex System 3 Pro®) e a frouxidão ligamentar determinada pelo artrômetro KT-1000 (Medmetric®). Utilizou-se o teste t independente e ANOVA para análise de associação.
RESULTADOS: não houve diferença significativa entre os grupos em nenhuma das variáveis testadas e não houve diferença entre os membros – operado e não operado.
CONCLUSÃO: O não retorno ao mesmo nível funcional pré-lesão não pode ser explicado pela frouxidão ligamentar residual ou pelas diferenças do desempenho muscular e funcional.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522007000500010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.