Resumo

A ESEF/ UFPel, ao longo dos últimos quinze anos tem promovido, sem interrupções, o Simpósio Nacional de Ginástica. Esse evento tem se caracterizado por ser um espaço de discussão crítica sobre o papel da Educação Física no cotidiano escolar. Nos últimos dois anos, vem tentando diagnosticar os principais problemas que afetam o trabalho pedagógico dos professores e professoras nas escolas, do ponto de vista da realidade do dia-a-dia, bem como da formação profissional, nos currículos universitários e no exercício da docência, em serviço, nas redes oficiais de ensino. O presente trabalho tem por objetivo descrever, com o maior rigor, uma versão possível dos procedimentos e conteúdos desenvolvidos nos XIV e XV Simpósio Nacional de Ginástica. Queremos socializar os resultados das discussões ocorridas para que possam ser criticadas, assumidas e reelaboradas por professores de Educação Física de todo o Brasil, com a expectativa de contribuir com a reformulação dos nossos atuais currículos escolares, cuja lógica e resultado prático não interessa a maioria da população de nosso país.