Resumo

O lazer, fenômeno social legitimado após a revolução industrial, coloca o ser humano numa situação inusitada do preenchimento qualitativo do tempo livre, na perspectiva do desenvolvimento de suas potencialidades. À universidade compete o diálogo com a comunidade por meio da socialização das pesquisas básicas e aplicadas que elucidam tais fenômenos sociais. Os periódicos científicos contribuem neste pretendido diálogo. O objetivo deste estudo foi identificar, de 1995 a 2000, como o lazer foi veiculado na Motriz, fonte documental. Resumos de seis volumes e doze números, nas diversas seções, foram categorizados nas Áreas de Concentração da Biodinâmica e Pedagogia da Motricidade Humana. Dos noventa e cinco trabalhos, vinte e seis foram contextualizados na Biodinâmica e sessenta e nove, na Pedagogia. A inserção do lazer como tema central foi identificada em dois e, de modo subjacente, em nove estudos. Conclui, pela premência da otimização da Motriz na intensificação dos debates concernentes ao fenômeno social lazer. Palavras-chave: Veiculação, lazer, Motriz.

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