Recortes da dança na escola: Possibilidades de intervenção pelo profissional de educação física

Parte de Boas práticas na educação física catarinense 2017-Edição Especial . páginas 135 - 149

Resumo

O estudo, que resultou no presente artigo, parte do processo de intervenção do Profissional de Educação Física (PEF), vivenciado com estudantes de escolas da educação básica, do Ensino Fundamental, pertencente à rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste/SC. A intervenção teve o intuito de inserir e despertar para as mais variadas possibilidades de dança no âmbito educacional, mais especificamente nas aulas de Educação Física. Traz-se, no decorrer do texto, recortes das memórias do PEF com a dança na escola. Alguns autores que versam sobre os significados e as possibilidades da dança enquanto cultura, arte e educação, incluindo o seu ensino na aula de Educação Física e como essa pode vir a contribuir para o desenvolvimento do movimento corporal dos estudantes, entrelaçando dados teóricos e práticos. É importante salientar que a pesquisa resultou de um processo vivenciado na prática, que possibilitou a aproximação das possibilidades de dança apresentadas pelos autores que compõem o desenvolvimento deste estudo. Este processo ocorreu pela intervenção da dança nas aulas de Educação Física entre os anos 2007 e 2016, visando perceber, analisar e aplicar movimentos corporais, a fim de compreender como o ensino pela dança pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. As propostas de intervenção foram pensadas e realizadas de forma que os estudantes tivessem a oportunidade de ter o contato e experimentar diversas formas de movimentos, de modo que pudessem desenvolver sua percepção corporal, noção espacial, criatividade e imaginação. O repertório de movimentos corporais que foi estudado deu ênfase ao movimento desenvolvido no cotidiano dos participantes e estruturado sob a perspectiva da dança criativa. Para tanto, os resultados das intervenções puderam ser apreciados em diferentes coreografias, nos mais diversos festivais, a partir dos conhecimentos adquiridos no dia a dia, bem como nas aulas em se aplicou o estudo da dança.